segunda-feira, dezembro 06, 2010

UEPB e Museu Fonográfico do Rei do Baião festejarão aniversário do artista em dezembro

Fonte: UEPB
Em homenagem aos 98 anos de nascimento do “Rei do Baião”, a Universidade Estadual da Paraíba, em parceria com o Museu Fonográfico Luiz Gonzaga, promoverá no dia 13 de dezembro, em Campina Grande, um grande evento comemorativo, rememorando o grande talento do cantor e compositor pernambucano. A programação incluirá uma missa campal e apresentações musicais, a serem realizadas a partir das 19h, no pátio externo do próprio Museu, situado na Rua Costa e Silva, 1304, bairro Cruzeiro.

O evento, que acontece desde 2001, é aberto a todos os amantes da obra de Luiz Gonzaga e da música nordestina. Uma missa, celebrada pelo padre Assis, oriundo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro da Palmeira, dará início às comemorações, sendo seguida por uma festa. Até a presente data, já estão confirmadas as presenças de Amazan, Cicinho “o Vaqueiro do Forró”, João do Pife e seus Cabras, Grupo Xamego, Rangel Junior e Jorge Ribbas, que trarão o melhor da música regional com repertório variado.

Segundo José Nobre, um dos principais organizadores da iniciativa, ainda está marcado para o mesmo dia o lançamento de dois livros sobre a vida de Luiz Gonzaga. O primeiro deles, “Homenagens Especiais ao ‘Eterno’ Rei do Baião”, é de autoria do escritor cearense José Marcelo Leal. O segundo, “O Rei e o Baião”, escrito por Bené Fonteles, é patrocinado pelo Ministério da Cultura (MINC) e será lançado simultaneamente nas cidades de Campina Grande, Recife (PE) e Exu (PE).


Mais sobre o Museu Fonográfico Luiz Gonzaga


O Museu Fonográfico Luiz Gonzaga foi organizado pelo professor e pesquisador José Nobre de Medeiros que, atendendo a um pedido do próprio Gonzagão, feito em 1988, reuniu sua coleção de recortes de jornal, vinis, instrumentos e roupas numa pequena casa e transformou em peças de um museu particular.

Todos os objetos expostos no local foram adquiridos pelo próprio professor com recursos próprios. Hoje, o espaço é considerado o maior museu fonográfico a abrigar a obra gonzaguiana - superando, inclusive, o Museu do Baião instalado em Exu, terra natal do artista - e uma referência nacional na preservação e divulgação do talento dos músicos de origem nordestina da MPB.

Além de discos, CDs, fitas cassetes e até discos de cera de carnaúba (antecessores dos discos de vinil), alguns pertences de Luiz Gonzaga, a exemplo de sanfona, jibão e blusões, também estão expostos, bem como 250 pôsteres, 25 livros, oito monografias, três dissertações de mestrado e três doutorados, 150 entrevistas, 14 filmes e mais de 500 jingles.

Outras informações podem ser adquiridas através do telefone (83) 9101-6735.

Nenhum comentário: