terça-feira, dezembro 07, 2010

Stanley Jordan

Há alguns anos, conheci no Programa do Jô o guitarrista Stanley Jordan. Fiquei fascinado. E por vários motivos. Em primeiro lugar, devido a forma que ele guitarra. Quando criança, Jordan aprendeu a tocar piano, e quando foi pra guitarra, não deixou de tocar piano. Isso porque ele toca usando uma técnica chamada tapping, ou "digitação", tocando no braço da guitarra como se fosse mesmo um piano. Com improvisos sensacionais, e quase sempre com uma melodia e agressividade misturada: piano e guitarra. Algo transgressor, com certeza.
Jordan também tem um estudo em musicoterapia, gravando, inclusive, alguns álbuns "musicoterápicos". Quando esteve no Brasil em 2008, ele fez uma apresentação em um hospital em João Pessoa. E na capital da minha Paraíba foi o onde ele fez o primeiro show da turnê de 2008, com o lançamento do álbum State of Nature. Naturalmente, não pude deixar de ir. E foi um show memorável, no Teatro de Arena da FUNESC (Espaço Cultural), um lugar relativamente pequeno, aconchegante, com uma acústica ótima. Sinceramente, pensava que não iria lotar. Errei! Ficou gente em pé e sentado a beira do palco (o que eu deveria ter feito, assim ficava a alguns poucos metros dele).
O show foi em formato de trio. E os outros dois músicos eram brasileiros: com Dudu Lima no contrabaixo, e o lendário Mamão Conti, da banda Azymuth, na bateria. E a banda foi um show a parte. O contrabaixo tinha tiradas fenomenais, e Mamão arrasou na bateria, levando inclusive a platéia ao delírio com alguns solos, sendo ovacionado muitas vezes. Um show perfeito.
A música desse vídeo é um Concerto para piano de Mozart, o #21 andante, que está no State of Nature. Uma das minhas preferidas.

Nenhum comentário: