quarta-feira, dezembro 01, 2010

João Pessoa sedia II Encontro de Foles e Sanfonas da Paraíba

Fonte: Jornal O Norte/Vanessa Furtado

O II Encontro de Foles e Sanfonas da Paraíba será oficialmente aberto ás 16 horas da próxima sexta-feira, dia 3, com a exibição de documentário sobre Pinto do Acordeon na Usina Cultural Energisa, situada na Rua Juarez Távora, 243, no bairro da Torre, em João Pessoa.
O evento, promovido pela Associação Cultural Balaio Nordeste e pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, prestará homenagens à dupla de compositores Antônio Barros e Cecéu, e ao instrumentista José Calixto, que gravará um DVD com os convidados.
Katiana Ramos, integrante da comissão organizadora do evento afirmou que o Encontro é importante porque “contribui para a cultura, tendo como objetivo principal manter viva a música nordestina, divulgando o tradicional forró pé de serra, apesar da modernidade”. O Encontro é voltado para os artistas do Nordeste, e não apenas aos sanfoneiros, uma vez que o objetivo é resgatar e difundir a cultura e os costumes regionais.
De acordo com a programação, à noite, após a abertura oficial do evento, haverá shows com a orquestra de alunos de música da Capital e apresentações de grupos de forró, além da gravação do DVD de José Calixto acompanhado de seus convidados. Já no segundo e último dia do encontro, as apresentações musicais começarão a partir das 18h, com a orquestra de sanfoneiros da região Nordeste, regida pelo maestro Luiz Carlos Durier.
A programação ainda reserva, como atividade paralela, durante o dia, na Usina Cultural Energisa, realização de oficinas gratuitas de acordeon, pandeiro e foles, além de feiras e exposição de foles e sanfonas, além da exibição do documentário intitulado Raízes do Fole, da Página 21 do Recife (PE).

Nenhum comentário: