segunda-feira, dezembro 27, 2010

Fotografias registram auge da carreira do Led Zeppelin

Foto: Neal Preston
Algumas bandas fizeram mais do que colocar seu nome na história do rock. Tornaram-se a própria história, e passaram a ser essenciais para quem aprecia o estilo ou a música como um todo. The Beatles e The Rolling Stones são algumas das respostas óbvias quando se pensa nestes grupos. O Led Zeppelin é outro que se mantém até hoje como referência. A banda dos anos 1970 acaba de ganhar um registro fotográfico pela editora Madras. Com quase 200 páginas, “Led Zeppelin: Fotografias” desfila imagens preto e branco e coloridas que acompanham a trajetória da banda.
O autor, Neal Preston foi escolhido pelos músicos para registrar a turnê pelos Estados Unidos. Por conta disso, as fotos desta edição apresentam ângulos e situações aos quais poucos tiveram acesso, como camarins e ensaios. Além de seu trabalho há depoimentos e uma entrevista com o fotógrafo.
Os britânicos Jimmy Page (guitarra), John Bonham (bateria e percussão), John Paul Jones (baixo e teclado) e Robert Plant (vocalista e gaita) reuniram-se em 1968 para formar a banda. São recordistas de álbuns vendidos e são os únicos músicos a terem todos os seus álbuns no Top 10 da para norte-americana Billboard. Eles são responsáveis por uma das músicas mais peddidas e tocadas, Stairway to Heaven. Tanto que Page já declarou que se arrepende de tê-la composto, de tanto que o pedem para tocá-la. A banda se desfez após a morte de Bonham, e agora reúnem-se apenas para apresentações especiais.
Led Zeppelin: Fotografias
Autor: Neal Preston
Editora: Madras
Páginas: 192
Quanto: R$ 69,90
Fonte: Livraria da Folha

Nenhum comentário: