sexta-feira, dezembro 24, 2010

Festival reúne grandes atrações da música instrumental na orla

Fonte: PMJP
O Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, vai abrigar uma programação instrumental especial a partir deste domingo (26), reunindo artistas nacionais e internacionais ligados à música brasileira, erudita e ao jazz. O 'Música do Mundo' de 2010, que vai até o próximo dia 30, será aberto às 20h pelo Duo Grove/Primata, seguido pelo Caninga Trio e pelo trompetista e maestro Antônio de Pádua, todos do Rio Grande do Norte.
Nesta segunda-feira (27), as atrações serão o baixista Itiberê Zwarg com o Quinteto da Paraíba, o tubista Valmir Vieira com a Banda 5 de Agosto, e a Jerimum Jazz Band, de Natal (RN).
As apresentações do 'Música do Mundo' são gratuitas e começam sempre às 20h. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que possibilitou a incorporação do festival 'III Paraibass', um encontro paraibano de contrabaixistas onde o público terá acesso a master class, workshops e concertos. A programação vai acontecer tanto no Busto de Tamandaré como na Estação Cabo Branco e na própria UFPB.
Duo Grove/Primata – O grupo é formado pelos contrabaixistas natalenses Sérgio Groove e Júnior Primata, que conseguem assumir o papel de todos os instrumentos de uma banda, preenchendo as funções melódicas, rítmicas e harmônicas. Apesar de ter sido criado há apenas quatro anos, o duo vem se destacando no cenário brasileiro da música instrumental. Sérgio Groove e Júnior Primata são músicos virtuosos que já se apresentaram em vários festivais pelo país. Eles foram considerados pela Revista Cover Baixo como duas das principais revelações do mundo dos graves.
Em maio de 2007, a dupla de contrabaixistas lançou o primeiro DVD, registro do show "Groove Primata", gravado na Casa da Ribeira, em Natal (RN). O repertório do duo inclui músicas autorais e clássicos brasileiros com arranjos focados nos ritmos nordestinos, a exemplo do baião, frevo, maracatu e xote.
Caninga Trio – Formado em março de 2006, o grupo surgiu com a proposta de desenvolver um repertório instrumental voltado para a formação específica de sax, guitarra e baixo elétrico. Os temas executados são autorais, além de arranjos próprios da música popular e instrumental. Heleno Feitosa, o "Costinha" (sax), Manoca Barreto (guitarra elétrica) e Mário Cavalcanti "Primata" (baixo elétrico) desenvolvem atividades acadêmicas como professores da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Eles também guardam em sua bagagem um currículo repleto de experiências musicais, participando constantemente de eventos locais e nacionais.
Entre aulas e shows, os três músicos perceberam que era possível planejar alguns encontros e começar a desenvolver um trabalho, que foi batizado com o termo "Caninga". Na cultura potiguar, a expressão pode significar persistência e perseverança. Juntos, já participaram de eventos como o Festival de Música Instrumental do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e o Festival de Música na Serra da Ibiapaba, ambos no Ceará.
Antônio de Pádua – A noite de abertura do festival instrumental 'Música do Mundo' terá também a presença do trompetista e maestro Antônio de Pádua, do Instituto de Música Waldemar de Andrade (IMWA), de Natal (RN). O artista, que tem ainda domínio sobre outros instrumentos como pandeiro e cavaquinho, já representou o país em importantes eventos nacionais e internacionais.
Itiberê Zwarg – O músico se apresenta nesta segunda-feira (27), segunda noite do 'Música do Mundo', a partir das 20h, com o Quinteto da Paraíba. Baixista da banda de Hermeto Pascoal, ele dirige, no Rio de Janeiro, uma orquestra formada por jovens seguidores do legado do mestre alagoano.
O paulistano Itiberê Zwarg começou a carreira profissional com o grupo Ray Carelli, fazendo bailes em São Paulo e no interior. Em 1977, começou um novo ciclo na carreira, quando ingressou no grupo de Hermeto Pascoal, no qual se mantém até hoje. Além da oportunidade de desenvolver um estilo próprio no contrabaixo, aprendeu muito com o mestre alagoano, desde a harmonia, arranjo e composição. Chegou a participar com ele da gravação de nove discos e fez turnês anuais pela Europa, América e Japão. Fez ainda workshops e oficinas de Hermeto na França, Alemanha, Suíça e Estados Unidos. Nesta apresentação, vai homenagear o paraibano Jackson do Pandeiro com 'O Canto da Ema'.

Nenhum comentário: