terça-feira, novembro 02, 2010

Helter Skelter!

Uma das minhas saudades do Ensino Fundamental, no Colégio da Luz, com certeza é devido às aulas de xadrez que tínhamos. Era opcional, mas sempre tive vontade de aprender e já que estava à disposição. E quando aprendi viciei: jogava todo dia, quase o dia todo, pela internet, na rua com amigos, na casa de amigos, enfim, minha vida virou uma batalha entre exércitos. Na mesma época conheci um professor de João Pessoa, que organizou aqui em Guarabira alguns torneios. Logicamente, participava de todos. Minha melhor colocação foi um terceiro lugar em um torneio de veteranos, que inicialmente estava organizado para ter um torneio de veteranos e um de "juniores", mas devido à falta de gente, fizeram um só.
Pois bem, as aulas de xadrez eram como deveriam ser: em uma sala própria, piso com carpete, música ambiente, um tabuleiro para cada par de alunos, lousa, enfim, ótima estrutura. E em cada uma das quatro paredes da sala, o professor colocou um quadro. No início não me chamaram a atenção, mas quando ficava esperando o meu oponente dar seu lance, por vezes minha vista caiu nesses quadros. Um, inclusive, era uma foto do tórax desnudo de uma mulher, pintado e, forma de um rosto de mulher. Até aí, só uma surpresa, afinal de contas, a idade dos alunos era 12, 13 anos. Em outra vez olhei para outro quadro que tinha um bebê gigante chorando formando um rio, com um sujeito em um barquinho remando. Ao olhar mais detidamente, percebi que aquele cidadão que estava no barquinho não me era estranho. E depois de um tempo percebi que se tratava de Paul McCartney. Primeira reação: Oxente! Será alguma referência a Cry Baby Cry?
Foi aí que fui perguntar ao professor do que se tratava, e ele me falou que esses quadros era,m cada um, uma referência a uma música dos Beatles. Hm... então esse era Cry Baby Cry mesmo, do Álbum Branco... Outro era Lucy in the Sky with Diamonds... Pesquisei na internet, na época, e consegui entrar no site do pintor/ilustrador desses quadros. Mandei imprimir, e coloquei em uma moldura no meu quarto, junto com outras molduras dos Beatles.
Agora, há poucos dias, lembrei-me desses episódios, e fui pesquisar novamente sobre esses quadros. São de autoria do britânico Alan Aldridge, que fez um livro chamando Bealtes Illustrated Song Lyrics, que ter sido a fonte desses meus quadros. Nos anos 60 e 70 ele fez capas de vários álguns, inclusive um de Elton John, o Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy, de 1975.
Há algumas coisas sobre ele na internet, inclusive no seu site http://www.alanaldridge.net/. Outro site que tem algumas obras http://www.revelinnewyork.com/blog/10/23/2009/alan-aldridge-artist.

Um comentário:

Anônimo disse...

saudades desse tempo... porra...


josemberg