segunda-feira, novembro 29, 2010

Taperoá promoverá 1º Festival Cariri Mostra Artes do Povo

Fonte: Blog da UEPB
A cidade de Taperoá se prepara para a realização do 1º Festival Cariri Mostra Artes do Povo e para o 1º Seminário Cariri Paraibano: Território Articulado como Espaço de Cultura, Desenvolvimento e Cidadania. Os eventos serão realizados entre os dias 9 a 12 de dezembro. A palestra de abertura será com o escritor paraibano (natural de Taperoá), Ariano Suassuna.

Os eventos estão sendo organizados pelo Pontão de Cultura Cariri Território Cultural, Prefeitura de Taperoá e Fórum de Cultura e Turismo do Cariri Paraibano, em parceria com Sebrae e Governo do Estado da Paraíba, entre outros órgãos e entidades.

Durante três dias, grandes nomes e pensadores da cultura brasileira, mestres da cultura, artesãos e representantes de pontos de cultura, ONGs e manifestações da cultura popular participarão das discussões em Taperoá.

Além do escritor Ariano Suassuna, que abrirá o encontro no dia 10, artistas de renome nacional como os cantores e compositores paraibanos Zé Ramalho, Vital Farias e Chico César, devem participar do evento, que discutirá a identidade cultural da população do Cariri da Paraíba. É possível que o encerramento, no dia 12, seja feito pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira. A inciativa reunirá secretários de cultura de vários estados do Nordeste.

As ações incluem um conjunto de atividades de caráter cultural, econômico, educacional, turístico, social, ambiental e promocional, constituindo-se num espaço referencial de debates, reflexões, exposições e deliberações em torno de um programa de desenvolvimento sustentável da região através da cultura.

Serão apresentadas experiências e intercâmbio do Cariri paraibano com regiões do Rio Grande do Sul, Vale do Jequitinhonha, Cariri Cearense, Agreste pernambucano, Seridó do Rio Grande do Norte , Região Amazônica, entre outras regiões do país.

Todas essas iniciativas vão contribuir para a formação de redes de promoção das atividades culturais de forma articulada para transferências de tecnologias e metodologias construídas pelo Pacto Novo Cariri, que vem tornando a região do Cariri Paraibano em referência nacional em gestão compartilhada e espaço de cultura, desenvolvimento e cidadania.

Nenhum comentário: