terça-feira, novembro 23, 2010

Revista Política Externa


Inspirada na Foreign Affairs americana e editada trimestralmente há dezessete anos, a Revista Política Externa foi fundada com o objetivo de discutir as principais questões das relações internacionais e da economia política mundial sob o olhar e a perspectiva brasileiros, e, desde então, vem contribuindo notavelmente para o estudo dessas relações e para a análise da posição do Brasil no mundo.

A relevância do Brasil no cenário internacional e o papel que o país desempenha na Nova Ordem Mundial, assim como a tendência à internacionalização das empresas e o número crescente de cursos de Relações Internacionais no país, explicam por que uma publicação brasileira com este perfil se faz imprescindível nos dias de hoje. Política Externa enfoca questões polêmicas envolvendo os blocos econômicos e o futuro da América do Sul, particularmente o Brasil, abordadas de forma acessível, com a seriedade e o rigor dos trabalhos acadêmicos.

A revista ressalta a importância das discussões internas, promovidas pelo governo brasileiro com os vários segmentos da sociedade, para assegurar reciprocidade nos esforços de abertura de mercados.

A publicação — crítica, apartidária e sem posições doutrinárias — está aberta a opiniões e contribuições de alto nível e tem como únicas exigências a competência intelectual e o rigor no tratamento dos fatos.

A Política Externa é produzida pela Editora Paz e Terra, com o apoio do Grupo de Conjuntura Internacional da USP e do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI) da UNESP.


Presidente do Conselho Editorial: Celso Lafer
Editor: Carlos Eduardo Lins da Silva
Editora-Adjunta: Maria Helena Tachinardi
Conselho Editorial: Celso Lafer, Boris Fausto, Carlos Eduardo Lins da Silva, Fabio L. P. Magalhães, Fernando Abrucio, Fernando Gasparian (1931–2006), Fernando Henrique Cardoso, Gelson Fonseca Jr., Gilberto Dupas (1943–2009), Helio Jaguaribe, Jacques Marcovitch, Luciano Martins, Luis Fernando Ayerbe, Luis Felipe Lampreia, Marco Aurélio Garcia, Marcos de Azambuja, Maria Hermínia Tavares de Almeida, Maria Regina Soares de Lima, Roberto Teixeira da Costa, Rubens Ricupero.

Nenhum comentário: