sábado, novembro 27, 2010

John Lennon in Madison Square Garden / Mother

Há mais ou menos dez anos, quando estava no ápice da minha "fanzice" pelos Beatles, e nem o DVD, nem a internet estavam muito popularizados, gravava tudo que ia passar na TV que tivesse alguma relação com eles. Pois bem, fiquei sabendo que iria passar o show de John Lennon em Nova York no Madison Square Garden... o que seria normal para mim, se essa notícia não tivesse chegado a mim cerca de meia hora antes de iniciar o show, no canal MGM. Não tinha nenhum VHS virgem, e nem um que pudesse gravar por cima. Pirei!! Liguei para uns amigos, nenhum tinha VHS... ai veio a solução: meu pai tinha um amigo que tem uma grande loja aqui na cidade que vende todo tipo de material fotográfico e relativos. Como morávamos perto dele, fui lá correndo, com uma bermuda rasgada que estava, uma camisa que era mais velha que eu, mas fui. Cheguei lá, estava acontecendo uma festa. Mas não era uma festa qualquer, era um negócio chique, todo mundo muito bem alinhado, um carinha cantando no violão, whisky e tal e tal... e eu na campainha. Chega a esposa do cidadão, mancando, depois que lembrei que ela tinha passado por uma cirurgia na perna... quis nem saber: Minha filha, é o seguinte, to precisando urgentemente de um VHS virgem pra gravar um troço ali, pago o preço que for (mentira), mas só saio daqui com a fita. Ela: Certo, meu filho, vou ali pegar uma... E foi mesmo, mas como tava mancando, demorou um bocado. E eu lá na festa, olhando pro relógio, quase invadindo os aposentos da casa pra tentar ajudar. Depois de um tempo chega ela com o VHS. Só deu tempo eu dizer: Amanhã passo lá na loja pra acertar. E saí correndo pra casa. Coloquei a fita, e REC / PLAY. Não deu mais de um minuto o show começou. Consegui gravar o show completo.
Não contente, procurei se havia o CD desse show. E havia, mas não com todas as músicas que passaram no VHS. Não podia, eu tinha que fazer alguma coisa. E fiz. Puxei umas gambiarras do Vídeocassete pro computador, com um programa que tinha arranjado... sei que consegui gravar o show completo em áudio. Por algum motivo perdi esse áudio. Mas não fiquei de todo triste, porque depois de um tempo, fui a João Pessoa e encontrei em um sebo um LP desse show, baratíssimo, por sinal, uma coisa sensacional, original da época, mas sem as músicas todas. Fui procurá-lo agora pra colocar uma foto, mas descobri que está na outra casa, o que foi bom porque amanhã mesmo irei pegar todos os meus LPs. Para vocês, coloco um vídeo desse espetáculo, que marcou a volta de Lennon aos palcos, cantando uma das suas músicas mais lindas: Mother.
Certa vez perguntaram a John Lennon se essa música falava sobre sua família, e ele respondeu: Não só sobre a minha família, mas sobre 99% das famílias.

Nenhum comentário: