sábado, novembro 27, 2010

Slawomir Idziak

Sou um grande fã do falecido cineasta polonês Krzysztof Kieslowski. Assisti, naturalmente, à Trilogia das Cores, ao Decálogo, e a alguns outros filmes dele. E sempre me chamou a atenção, dentre outras coisas, a fotografia. Antes disso, como todo mundo que assiste Kieslowski, fui dar uma pesquisada sobre o tal do  Van den Budenmayer, que descobri depois se tratar, na verdade, do compositor Zbigniew Preisner, responsável pela composição da trilha sonora de vários filmes do diretor polonês. Antes do turbilhão de estudos começar a degradar meu fígado, comecei a ler o livro Lacrimae, do esloveno Slavoj Zizek, que fala sobre cinema, e, se não me engano, ele não é muito fã das composições de Preisner. Eu gosto, e acho que Kieslowski utiliza nos seus filmes de maneira genial. Como também se utiliza da fotografia.
Li em algum lugar que o diretor disse que a parte plástica do filme é fundamental. Concordo. Não é tudo, claro, mas com uma fotografia ruim, perde algo o resto. Mesmo nos filmes em preto e branco, basta lembrar da fotografia maravilhosa dos filmes de Ingmar Bergman. Mas, isso tudo foi só pra falar sobre o sujeito que fez muitas das direções de fotografia do polonês, o também polonês Slawomir Idziak(foto), que trabalhou também com outros diretores como Ridley Scott e trabalhou no quinto filme Harry Potter. Recomendo a todos os filmes de Kieslowski, um dos meus diretores favoritos.

Um comentário:

Alexandre FABBRI disse...

Kieslowski e Preisner gostava de uma piada ... Sinta-se livre para adicionar os detalhes do seu website para o meu Livro de Visitas.