sábado, novembro 06, 2010

Max Ernst

Alguém certa vez disse que Salvador Dali, Magritte e Max Ernst forma a santíssima trindade da pintura surrealista. Principalmente ao que se refere à primeira fase do surrealismo, conhecida como "o período adormecido". O MASP, em abril, apresentou 184 colagens de Marx Ernst da série Uma Semana de Bondade, criada em 1933 em uma viagem a Itália, que após exposta em 1936, gerando um escândalo à época devido aos elementos demoníacos e eróticos. Depois disso, fora adquirido por um colecionador e ficou mais de 70 anos sem ser exibida.
O ano de 1900 foi o do lançamento de livro A Interpretação dos Sonhos, de Sigmund Freud. Naturalmente, Ernst foi um leitor de Freud, o que justifica o componente psicanalítico na sua obra.
A quebra das fronteiras entre os mundos humano, vegetal e animal, inseridos em espaços reservados, e outros elementos oníricos, demonstram em arte, em ilustração, o que autor do texto inaugurador da Psicanálise se dedicou a tentar compreender. Tudo isso faz de Ernst, mesmo que "sem querer", o ilustrador do primeiro livro de Freud.
A mostra no MAPS foi divida em sete dias. No domingo, o Gênesis, não o bíblico, mas o surrealista, é retratado como de orgias, violência, blasfêmia e morte. Homens com cabeça de leão como símbolo do poder. Na Segunda, o retrato de quão é insignificante o poder dos homens diante do poder da natureza, por isso chamado de Água, com cenas de invasão de água destruindo Paris. E por aí vai...
Ao olhar essa ilustração, o que me veio imediatamente à lembrança foi o filme O anjo exterminador, de Luis Buñuel, diretor espanhol também surrealista. Depois, pesquisando, descobri que Buñuel e Ernst tiveram uma relação próxima, inclusive com participação do alemão em um filme do espanhol. Provavelmente lembrei desse filme devido ao ambiente em que as duas figuras estão, que remete à sala em que acontece o filme.
Eis dois sites que têm algumas obras de Ernst, inclusive as suas telas.
National Galleries of Scotland
Blog O Século Prodigioso

Nenhum comentário: