segunda-feira, novembro 29, 2010

de cachimbos

Durante minha infância toda, cantei a nostálgica canção dessa forma: Hoje é domingo, pé de cachimbo... e por aí vai. Naturalmente, surgiu-me a dúvida em relação a esse tal pé de cachimbo. Quando criança, tudo é conversa mesmo, não levava isso em consideração, até pude ter acreditado mesmo que existia uma árvore com cachimbos. Depois de mais velho, a cada domingo que repetia a música, a questão me retornava, e respondia a mim mesmo que era música de criança sem sentido, pelo menos era uma musiquinha menos aterrorizante, se levarmos em conta tais passagens do cancioneiro infantil: "boi da cara preta, pega esse menino que tem medo de careta", "ah, ah, ah, menino que chora quer apanhar", "o cravo brigou com a rosa debaixo de uma sacada"... só violência, a do cachimbo pelo menos falava de algo mais pacífico. Eis que certo dia, um dos dias improdutivos da minha vida, fui pesquisar na internet e descubro a letra correta, apagando, por um momento, a cena onírica da primeira versão, qual seja: hoje é domingo, pede cachimbo. Ahh, era o verbo pedir. Por um instante tudo se iluminou e senti que perdi anos da minha vida cantarolando equivocadamente a cada fim de semana. E descobri, ainda, outras estrofes que não conhecia. Pois é, a música fala de ócio e tal... pedir um cachimbinho no domingo de manhã. Apesar de não ser algo recomendado para uma criança, ao menos fez mais sentido ou, ao menos, equivale à atitude de um estudante cheio de coisa pra fazer, criar um post no blog falando sobre isso.

2 comentários:

JordéliaAlcântara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JordéliaAlcântara disse...

Muito bom os seus textos. Sempre que posso, dou uma espiada. Parabéns muito bom mesmo esse blog!