terça-feira, março 22, 2011

Projeto Palco Giratório 2011 terá oficina dedicada a obra de Patativa do Assaré

Fonte: O Norte
O projeto Palco Giratório 2011 vai homenagear o poeta popular Antônio Gonçalves da Silva, o mais simplesmente Patativa do Assaré através de uma oficina de Poesia Encenada destinada a grupos teatrais, estudantes e o público em geral. O evento acontece no dia 5 de abril no Mini Auditório da Unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc), no Centro de João Pessoa.
Nascido na Serra de Santana, em Assaré, no Ceará, o poeta descobriu a literatura através dos folhetos de cordel e dos cantadores, repentistas e violeiros do Nordeste. Sua obra cantou as grandezas e misérias do Sertão, tornando-o um dos grandes nomes da cultura nordestina, sendo denominado "Mestre da Poesia Popular".
Para participar da oficina sobre Patativa do Assaré, o interessado deve fazer a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão repassados ao Banco de Alimentos do Sesc, e, posteriormente, repassados a entidades carentes.
As vagas para a oficina intitulada "Patativa num rio de poesia desembocando no teatro" são limitadas. Durante a sua realização, o objetivo é encenar pequenas histórias, apresentando como ponto de partida os textos de Patativa do Assará. A ideia é mesclar as experiências dos participantes, com danças, cantos, trabalho corporal, desenvolvimento do jogo poético com leitura e experiências dramatúrgicas sobre os poemas de Patativa.
O Sesc Centro fica na Rua Desembargador Souto Maior, 181, região central de João Pessoa.

Nenhum comentário: