quinta-feira, junho 02, 2011

Orquestra homenageia paraibano durante concerto desta quinta


Fonte: Paraíba1 / Tiago Germano Do Jornal da Paraíba 
Eli-Eri Moura, um dos paraibanos mais talentosos e atuantes na área da composição, será o primeiro homenageado numa série especial de concertos da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) que inclui em seu repertório peças escritas por compositores do estado.
A apresentação gratuita que ocorre nesta quinta-feira (2), às 21h, no Cine-Teatro Banguê, em João Pessoa, marca a estreia paraibana de ‘Armorialis’, concerto para viola, violoncelo e orquestra composto pelo campinense que foi executada pela primeira vez em 2007, na décima primeira edição do festival Virtuosi, em Recife (PE).
A peça foi feita em homenagem aos 80 anos de Ariano Suassuna, que em sua passagem por João Pessoa em abril, no Bancarte, elogiou o compositor por um outro trabalho: a ópera ‘Dulcineia e Trancoso’, que ganhou libreto de W. J. Solha e é, segundo Eli-Eri Moura, a primeira ópera armorial já produzida.
“Tenho profunda admiração por Ariano e pela sua defesa da cultura nordestina, algo que procuro impregnar em minha música”, afirma Eli-Eri, que foi um nome fundamental na implantação do Laboratório de Composição Musical (Compomus) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que atua em parceria com a OSPB nesta série de concertos que irá prestigiar compositores paraibanos ao longo da temporada.
 “Este projeto na verdade é fruto de um anterior, realizado com a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, que já estreou 30 peças de alunos da Compomus”, explica Eli-Eri. Fazendo justiça à iniciativa, a OSPB será regida, no concerto de hoje, pelo maestro Luiz Carlos Durier, titular da Orquestra Sinfônica Jovem.
Segundo Durier, o concerto será aberto por ‘Dança brasileira’, de Camargo Guarnieri (1907 – 1993) e seguido por ‘Armorialis’. Após o intervalo, será executada a ‘Suíte nº 1, Op. 43’, de Tchaikovsky (1840 – 1893). Sávio Santoro (viola) e Paulo Santoro (violoncelo), irmãos do Quarteto Santoro, são os solistas da noite, trazidos através da Fundação Espaço Cultural (Funesc) e a Coordenação de Extensão Cultural da UFPB.
De acordo com João Linhares, maestro titular da OSPB, o próximo concerto da orquestra será ainda este mês, no dia 16, e irá homenagear nomes do Blues, como Miles Davis e Bill Evans. Após o concerto temático, a OSPB terá um pequeno recesso e retorna na segunda quinzena de julho.

Nenhum comentário: