sábado, junho 11, 2011

[Fotografia] Evandro Teixeira

Fonte: Fotoclube f508
Sertão de Canudos
Com o fim da edição impressa do Jornal do Brasil (JB), na virada do mês de agosto para o mês de setembro, um grande nome do fotojornalismo brasileiro viu-se diante do dilema de continuar fotografando para a versão online do JB ou encerrar uma história de 47 anos de dedicação e fidelidade ao jornal. Evandro Teixeira, atualmente com 73 anos, presenciou muitas crises enfrentadas pelo periódico, mas ver decretado o fechamento do jornal fundado em 1891, que tanto representou para a história do país, foi a maior angústia.

A história de Evandro Teixeira, do JB e do Brasil se misturam. Das viagens que realizou pelo jornal, o fotógrafo guarda algumas recordações impressas. Nas caixas de fotos e livros removidas da redação para o apartamento na Gávea (RJ), algumas surpresas. Como a imagem que acreditava perdida, da viagem que fez de trem com o presidente Juscelino Kubitschek, em 1959, partindo do Rio para o Planalto Central.

Tomada do Forte de Copacabana, Golpe Militar, 1964

Passeata dos 100 mil, 1968
Na sala do apartamento, mais capítulos da história do país: a Passeata dos Cem Mil, no Centro do Rio de Janeiro, um marco da resistência contra a ditadura em 1968; e um ensaio sobre os 100 anos de Canudos. Fora do Brasil, o fotógrafo também documentou importantes fatos, como o massacre do pastor fanático Jim Jones, quando 952 pessoas se suicidaram na Guiana em 1978; o enterro de Pablo Neruda em Santiago (Chile); e o golpe militar chileno que derrubou Salvador Allende.

Enterro do poeta Pablo Neruda, 1973
Mas o tema predileto de Teixeira é o próprio povo brasileiro e sua cultura. Baiano de Irajuba e filho de fazendeiros, estudou com o fotógrafo Nestor Rocha, tio do cineasta Glauber Rocha, em Jequié, na Bahia. Em Salvador, aprendeu com o grande fotojornalista José Medeiros, que trabalhou durante 15 anos para a revista O Cruzeiro. Aos 18 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, e, seis anos depois, passou a integrar a equipe do Jornal do Brasil, onde trabalharam grandes jornalistas e intelectuais, como Rui Barbosa, Joaquim Nabuco, João Saldanha e Carlos Drummond de Andrade. Foi fotógrafo e editor de fotografia do jornal marcado pela credibilidade e inovação, um dos primeiros a dar destaque para a fotografia, inaugurando uma tendência que foi seguida pelos outros periódicos da época.

Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, EUA, 1987
No JB, Teixeira vivenciou e teve que se adaptar às mudanças trazidas pela era digital. Enquanto que, em 1963, cobria os Jogos Pan-americanos em São Paulo e enviava os rolos de filmes por um comandante da Ponte-Aérea para o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro; em 2007, transmitia as imagens dos Jogos Pan-americanos do Rio segundos depois de serem registradas, de dentro do próprio estádio, com um laptop e rede wireless.


Procissão dos Mortos nas ruínas da Igreja Velha de Canudos


Fora do Jornal do Brasil, a rotina do fotojornalista dá sinais de que continuará agitada, com o desenrolar de diversos projetos, pessoais e profissionais. Para o fim do mês de setembro, está previsto o lançamento de um livro do autor, encomendado pela ONG Visão Mundial, com fotos do Norte e Nordeste. E Evandro Teixeira já tem vasto material para outro, sobre moradias brasileiras. Em outubro, o fotógrafo dá início a um workshop de fotografia em Canudos.

Veja outras imagens de Evandro Teixeira aqui.

Nenhum comentário: