sábado, junho 11, 2011

Mostra de dramartugia movimentará João Pessoa por quatro dias

Por Cecília Lima, da redação do Jornal O Norte

O Teatro Lima Penante, na Capital, será palco da Mostra Dramaturgia - Leituras em Cena pelos próximos quatro dias. O evento, que começa no dia 14 e vai até o dia 17, está sendo promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) de João Pessoa. A mostra é resultado de uma oficina de interpretação ministrada pelo diretor André Paes Leme, ligado à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) em maio deste ano. Todas as leituras foram montadas por diretores e atores que participaram da oficina oferecida pelo Sesc.

Nua na Igreja, de autoria de Tarcísio Pereira, abre a programação da mostra. O texto, que ganhou o Prêmio Nelson Rodrigues em 1993, tem como cenário a cidade de Pombal. Trata-se da história de Frida, uma mulher que desfila nua pela cidade durante uma procissão católica para vingar o companheiro praticante da Umbanda que é espancado a mando do vigário local. A direção da leitura fica por conta de Nelson Alexandre. No elenco aparecem Elba Góes, Raquel Ferreira, Tiago Herculano, Wallyson Rodrigues, Márcio Barcellar, Mércia Cartaxo e Maronolton Henrrique.

A segunda noite da Mostra Dramaturgia - Leituras em Cena é dedicada a textos de Geraldo Maciel, escritor paraibano falecido em 2009. Será feita a leitura de Vida Noturna, uma adaptação de dois contos do escritor: Um orelhão toca na noite e Não é assim a vida?. Ambos os textos relatam o cotidiano do universo jornalístico, levando ao público os dilemas profissionais do repórter. A direção de Vida Noturna é de Sérgio Silva e o elenco é composto por Tércia Santos Lima, Aparecida Melo, José Sócrates C. L. Silva, Camila Débora Torres, Nara Limeira, Márcio Lins.

O professor e diretor teatral Paulo Vieira tem novamente um texto seu encenado pelo projeto de dramaturgia do Sesc. O primeiro, Lata Absoluta, foi lido na última edição da mostra, em 2010. Esta é a vez da leitura de Vamos Nessa, na noite da quinta-feira (16), sob a direção de Suzy Lopes. No elenco estão Natália Araújo, Kassandra Brandão, Glaydson Gonçalves, Suellen Brito, Edmilson Santos, Jamila Facury.

O encerramento da mostra será com a leitura de Espere a Chuva, dirigida por Antônio Deol e encenada por Dian Urshita, Adriana Zenaide, José Carlos Santos, Crislane Araújo, Wilmarks Camilo e Janieli Araújo.uma fábula sertaneja inspirada no universo de Luiz Gonzaga nas músicas "Assum preto", "Juazeiro", "Triste Partida", "A volta da Asa Branca" e "A Morte do Vaqueiro". Em Espere a Chuva, duas histórias de amor marcadas pelo abandono e pela tragédia são contadas em meio à seca e à felicidade de ver a chuva chegar.

As leituras dramáticas começam sempre às 19h. Depois de cada apresentação, os responsáveis pela montagem da leitura do dia dialogam com a platéia em uma roda de conversa. Toda a programação da Mostra Dramaturgia - Leituras em Cena é aberta ao público em geral e a entrada é gratuita. O Teatro Lima Penante está localizado na Avenida João Machado, 67, Centro de João Pessoa. Mais informações pelo telefone 3221-5835

Confira abaixo a programação dos debates?

14 de junho – Roda de Conversa com Tarcísio Pereira e Nelson Alexandre Conversam sobre " Nua na Igreja" de Tarcísio Pereira ,após leitura às 20h

15 de junho - Roda de Conversa com Nara Limeira e Sergio José conversam sobre os Contos " Vidas" Noturna de Geraldo Maciel, após leitura às 20h.

16 de junho - Roda de Conversa com Suzy Lopes e Paulo Vieira conversam sobre " Vamos Nessa" de Paulo Vieira, após Leitura às 20h

17 de junho - Roda de Conversa com Antônio Deol e Tarcisio Pereira conversam sobre "Espere a Chuva" de Tarcisio Pereira, após a Leitura, também às 20h.

Nenhum comentário: