quarta-feira, maio 04, 2011

Universidade Estadual da Paraíba é parceira do II Festival Internacional de Música sediado em Campina Grande

Fonte UEPB

Pelo segundo ano consecutivo Campina Grande terá uma primorosa programação no que se refere à música de câmara. Trata-se do Festival Internacional de Música, realizado através de uma parceria entre a UEPB e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento ocorrerá de 04 a 09 de julho, com entrada franca, no Teatro Municipal Severino Cabral, trazendo orquestras, conjuntos do gênero, grupos vocais e instrumentais, além de músicos de todo o Brasil e de outros países, a exemplo de Argentina, Alemanha, Canadá, Costa Rica, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, e Venezuela. 
Dentre os objetivos do evento figuram criar referências em música de câmara e em interpretação de música de concerto, formando, ao mesmo tempo, plateias em Campina Grande e circunvizinhanças; fortalecer intercâmbios e parcerias com entidades nacionais e internacionais especializadas em música de concerto e ampliar a visibilidade do município no setor cultural, notadamente no campo da música.

De acordo com um dos coordenadores do Festival, professor Vladimir Silva, o evento contemplará também aulas, masterclasses, recitais e concertos. Vladimir acrescentou que o corpo docente será formado pelos professores da UFCG e artistas convidados que possuem vasta experiência no cenário internacional, lecionando em grandes escolas de música, bem como em importantes orquestras e conjuntos de câmara. Os alunos interessados deverão efetuar sua inscrição no portal do Festival, a ser lançado brevemente. 
Durante a oportunidade, os gestores da UEPB e UFCG assinarão um acordo de cooperação mútua. Nesse sentido, as duas universidades incluirão, dentro dos seus orçamentos anuais, uma verba específica para o Festival, garantindo, desta forma, sua continuidade e realização. A meta é fazer com que o empreendimento cresça e em poucos anos seja uma referência no cenário nacional e internacional.

Um público de 50 mil pessoas deverá prestigiar a semana do Festival, retirando o ingresso antecipadamente na bilheteria do Teatro. A expectativa é que o evento congregue mais de 50 alunos de música do Brasil e do mundo. O evento conta com o patrocínio e apoio de diversas empresas públicas e privadas, a exemplo da Secretaria de Cultura de Campina Grande, Rádio Campina Grande FM, Fundação Regional do Nordeste (FURNe) e Creduni, entre outras. 

Homenagem a Radegundis Feitosa

Quem esteve na primeira edição do Festival Internacional de Música certamente recorda da apresentação do exímio trombonista paraibano, natural de Itaporanga (PB), Radegundis Feitosa. Naquela ocasião, além de apresentar um brilhante recital solo, ele ministrou aulas e coordenou atividades de música de câmara.
 
Morto num acidente de carro no ano passado, o trombonista será homenageado através do Prêmio Radegundis Feitosa. O troféu será concedido a um músico ou entidade artístico-cultural que esteja desenvolvendo ou tenha desenvolvido um trabalho musical relevante no âmbito local, regional ou nacional. 
 
No encerramento do II Festival Internacional de Música e para marcar a entrega do Prêmio se dará a apresentação de “Requiem para um Trombone”, do compositor campinense Eli-Eri Moura, escrita em homenagem a Radegundis Feitosa. Nesta versão para orquestra sinfônica, o compositor incluiu trechos para solistas, que serão interpretados por José Medeiros (oboé), Heleno Costa (fagote) e Radegundis Filho (trompa), irmãos e filho do homenageado.

Nenhum comentário: