sexta-feira, maio 06, 2011

Ônibus, galerias e a orla vão receber exposições dentro do VIII Festival de Artes Visuais


Fonte: O Norte Online / Cecília Lima

Palestras, oficinas e exposições compõem a programação do VIII Festival de Artes Visuais da Paraíba (Favi) que começa nesta sexta-feira, dia 6, em João Pessoa e acontece até 31 de maio. Nesta edição, o Favi homenageia a obra de dois artistas plásticos: o pintor Carybé e Arthur Bispo do Rosário, que desenvolveu arte com bordados enquanto sofria de distúrbios mentais. A abertura oficial será no Centro Cultural de São Francisco com o lançamento da exposição temática "O Outro Eu", às 19h.
O Festival, que é organizado pela Associação de Associart-PB, já faz parte do calendário cultural da Capital. São nove exposições - dentre elas, Só Lâmina, de Nuno Ramos - espalhadas pelo Centro Cultural de São Francisco, Estação Cabo Branco, Centro Cultural da Câmara Municipal, Espaço Cultural José Lins do Rêgo, Galeria Gamela, Casarão 34 e Sesc Centro. Além das exposições, estão previstas instalações urbanas no Busto de Tamandaré e nos ônibus.
Os paraibanos também poderão conhecer os trabalhos dos homenageados durante as palestras promovidas pelo Festival. "Bispo e a arteterapia", será ministrada pela psicoterapeuta Nádja Lacerda e "Arte de Carybé", por Irismar Fernandes Andrade. Ambas acontecerão no Casarão 34, nos dias 27 e 30 de maio, respectivamente.
Homenageados
Arthur Bispo do Rosário era esquizofrênico e passou cerca de 50 anos na Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, onde desenvolveu sua arte utilizando tecidos, linhas e agulhas para tecer bordados, estandartes e mantos. O artista morreu em 1989. Bispo era descendente de escravos, nasceu em Japaratuba (SE) em 1911, foi marinheiro até que o distúrbio mental o levou a ser internado no hospital psiquiátrico.
O artista plástico Carybé - nome artístico de Hector Julio Paride Bernabó - era argentino de nascença, mas morou a maior parte de sua vida no Brasil. Aqui, entrou em contato com o candomblé na Bahia e é reconhecido como o melhor pintor que representou o culto.
Lâminas
No Serviço Social do Comércio (Sesc) de João Pessoa , a exposição SóLâmina, do artista plástico paulista Nuno Ramos, é uma das opções. Só Lâmina consiste em uma série de 11 desenhos com versos do poema "Uma Faca Só Lâmina" - do pernambucano João Cabral de Melo Neto - no qual o artista se inspirou. Os desenhos são diferentes entre si, mas obedecem a regra de serem compostos por duas linhas retas e duas curvas. Nuno Ramos desenvolve desde os anos 80 uma pesquisa sobre as possibilidades expressivas que existe na superfície bidimensional da tela, para ele quase não háhttp://www.onorte.com.br/noticia/137840.html

Nenhum comentário: