quinta-feira, julho 19, 2007


Há pouco tempo voltei a jogar xadrez. Animado por uns colegas que aprenderam recentemente, e principalmente por ter perdido para esses colegas, decedi voltar a jogar.

Já fui um bom jogador para minha idade. Aprendi com mais ou menos treze anos, no colégio. Se tivesse aprendido mais novo, com certeza teria conseguido resultados melhores nos torneios que participei.

Mas, fazer o que? Ainda tive sorte do colégio onde estudei o segundo ensino fundamental - 5ª a 8ª série - ter aula de xadrez, com um professor muito bom, e com amigos melhores ainda.

Pra que sabe movimentar as peças e quer aprender algumas teorias, um bom livro é "Aprenda xadrez com Gary Kasparov". Sim, o futuro candidato a presidente da Rússia que ficou umas horas na cadeia por liderar uma manifestação
joga xadrez. Foi campeão mundial por dezesseis anos consecutivos. Depois brigou com a federação e fundou a PCA, que fechou alguns anos depois.

Pelo que eu sei, o xadrez era ensinado nas escolas na União Soviética, e agora também na Rússia, que já teve oito campeões mundiais.

Nenhum comentário: