terça-feira, julho 24, 2007


As vezes eu não tenho raiva de Guarabira; Com certeza, hoje não foi um dia desses. Em João Pessoa houve hoje uma palestra do grande escritor, por ocasião da comemoração de seu aniversário de 80 anos e da concessão do título de cidadão Paraibano pela Assembléia Legislativa.
Em Guarabira, nos últimos tempos, além de um movimento cultural pífio, desorganizado e partidário, existe alguma coisa, igualmente pífio, mas nada realmente regular, ao menos. Há alguns anos havia o festival de teatro do nordeste, vinham companhias de vários estado com boas peças, inclusive, em um número do festival, houve uma versão de Uma Mulher Vestida de Sol, do Ariano. Mas hoje, como o governo mudou, não tem mais. E se tivesse, seria como foi em Uma Mulher Vestida de Sol e nas outras peças, um barulho encabulante, fazendo com que, inclusive, antes do início de uma das peças, quebrando todo o protocolo moral, uma das atrizes pediu para que se fizesse silêncio durante a peça, por favor. Ou então quando houve um monólogo patrocinado pela Petrobrás e, por isso, gratuito para estudantes. Dessa vez não lotou, mas em compensação roubaram todos os pertences do ator, sua bolsa com o dinheiro para toda a temporada, o texto da peça, documentos, livros que ele estava vendendo. Uma Vergonha!
Não consegui assisti a peça do Ariano na minha cidade, quando tinha peça, justamente pelo barulho insuportável que, de onde eu estava, mal dava pra escutar minha própria voz.
Se não fosse meu amigo Henrique, que levou meu livro Pedra do Reino e conseguiu um autógrafo, meu dia tinha sido pior ainda.
Guarabira, ê la iá...

Nenhum comentário: