quarta-feira, outubro 27, 2010

Recomendo a todos, estudantes de direito ou não, mas necessariamente amantes de literatura, o programa Direito & Literatura, apresentado pelo grande Prof. Dr. Lênio Streck.
O último programa que assisti foi sobre O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago, uma das minhas leituras favoritas. Com uma professora de Direito e outra de Literatura, a conversa passeava por várias outras obras do autor e de outros escritores.
Streck faz uma mediação fabulosa, levantando questões e observações sobre as relações entre dois mundos que para muitos parecem incomunicáveis, mas que, pelo menos pra mim, são indissociáveis, que é o mundo literário e o mundo jurista, que acho que, na verdade, não se trata nem de dois mundos, mas dois estados, vizinhos, como Paraíba e Rio Grande do Norte, onde não se sabe precisamente onde acaba um e termina o outro.
Na maioria das Universidades, o curso de Direito faz parte do Centro de Ciências Jurídicas. O nosso curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus III, há não muito tempo, dependia de tudo administrativamente do Campus I em Campina Grande, não tendo, assim, um departamento próprio. Por isso fazia parte do Centro de Humanidades daqui de Guarabira. Depois passou a ter autonomia mas não há um CCJ, continuando, assim, ainda sendo parte do Centro de Humanidades, que também fazem parte os cursos de Letras, História, Geografia e Pedagogia.Na minha opinião, nada mais justo.
Para fechar, utilizo-me, para uma reflexão, das palavras do grande professor português Castanheira Neves, para os que possam, por ventura, pensar contrário:

"A função judicial não será nunca independente, se o não quiser responsavelmente ser; dificilmente deixará de sê-lo - até porque potencia a organização das condições favoráveis - se quiser assumir-se como tal. E para isso é sem dúvida indispensável que a função judicial não abdique nunca do seu mesmo dever comunitário, que não aceite degradar-se a mera função burocrática que 'despacha processos', reduzindo-se a um simples 'serviço-público', pronto a homologar e a dar execução a todos e quaisquer ditames do poder."

Todos os programas estão à disposição no site http://www.unisinos.br/direitoeliteratura/

Nenhum comentário: