sexta-feira, julho 08, 2011

Esconde Esconde – Manu Dsouza


A série fotográfica faz uma pesquisa quase arqueológica em busca de vestígios dos moradores, registrando os detalhes no vazio das ruas tão famosas e movimentadas dos tempos de glória, hoje carentes de calor humano, mostrando a presença humana onde não se encontra pessoas, denunciando que apesar de não vê-las, elas estão lá. Agora seus moradores mais antigos já não fazem muita coisa acontecer, estão eles nas mesmas casas levantadas por seus avós e bisavós onde esperam somente a vida acabar. A localidade Morro da Conceição apesar de ser um marco na história da ocupação da cidade do Rio de Janeiro acabou ficando escondido entre os arranha céus da modernidade. Suas construções sobreviveram a Belle Époque Tropical e mantiveram-se como uma área preservada da metrópole.

Apesar de o local estar a poucos passos do centro nervoso financeiro do Rio de Janeiro, mais precisamente acima dele, o tempo parece ter parado para preservar a arquitetura e os costumes de outrora. Em suas construções seculares habitam os descendentes dos pioneiros da formação dessa civilização que faz do saudosismo sua válvula de escape. São muitas histórias para contar da população mais idosa.

O resultado pode ser conferido na Estação Cabo Branco no segundo pavimento da torre, o vernissage da exposição será dia 3 de julho de 2011, às 16 horas com entrada franca. Com 20 fotos PB de 0,60×0,40m, impressas com gerenciamento de cor em papel Canson, garantindo a fidelidade e qualidade das imagens e com molduras em madeiras rústicas reaproveitadas e ecologicamente corretas, a exposição ficará aberta até o dia 30 de julho de 2011 para visitação.

Dia: 03/07/2011
Horário: 16h00
Local: Estação Cabo Branco

Nenhum comentário: