segunda-feira, junho 09, 2008


A primeira recomendação não poderia ser diferente: Novo manual de ciência política. Ótimo livro com artigos sobre ciência política, abordando o pensamento de Aristóteles, Maquiavel, Jean Bodin, Espinosa, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau, Aléxis de Tocqueville, Karl Marx, Engels, Gramsci, Hannah Arendt, Raymond Aron, Foucault, Carl Schmitt, Claude Lefort e Habermas.
Além dos artigos de ótima qualidade, dos vinte escritores do manual - que já é uma referência em todo o Brasil - treze são nordestinos, o que nos dignifica e prova que o nordeste produz ciência política, e produz com qualidade.
O Estudo dos clássicos é de fundamental importância para se compreender o Estado de Direito, e o próprio Direito. A ciência política e a filosofia são peças essenciais para, além de entender, modificar a história. Prender-se ao positivismo dogmático é de um utilitarismo e de uma limitação absurda. O estudo dos conflitos sociais, da imposição do poder e da sua manutenção é, repito, de fundamental importância, além de interessantíssimo.
Os autores são: Agassiz Almeida Filho, Alberto Ribeiro G. de Barros, Alexandre José Paiva da Silva Melo, Ana Montoia, Armando Albuquerque de Oliveira, Delamar José Volpato Dutra, Edson Peixoto Vasconcelos, Eduardo Carlos Bianca Bittar, Enoque Feitosa, Ernesto Pimentel Filho, Fábio Henrique Sousa, Fernando Magalhães, Francisco Bilac Moreira Pinto Filho, José Nedel, Jorge Fernando Hermida, Luciano Albino, Luciano Oliveira, Maria Fátima Simões Francisco, Marilena Chauí, Osvaldo Coggiola e Vinícius Soares de Campos Barros.

Nenhum comentário: